Fenomenologia E Psicologia: A(s) Teoria(s) E Práticas De Pesquisa

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A psicologia e a fenomenologia são áreas que fascinam pelas suas formas de pensar o humano, pois pensar o humano significa ir além: é pensar o homem em suas possibilidades e capacidades de enfrentar. É conceber a pessoa em sua dimensão de ser-no-mundo, que tem uma forma muito própria de olhar a vida, a si mesmo e ao outro. É compreender três olhares fundamentais: o olhar que lanço sobre mim, o olhar que lanço sobre o outro e o olhar que lanço sobre o olhar do outro, e me possibilitam ser quem sou. É necessário ir além da patologização do humano. A necessidade é de olhar o mundo de frente e redimensionar as relações. Quem somos? Como somos? Como conceber a vida? A vida é plena de encontros, desencontros e reencontros. Ao compreendê-la assim, possibilitamo-nos seguir adiante na busca de nós mesmos na comunhão com o outro.
A proposta desta obra é pensar a Psicologia partindo do pensamento de autores significativos da fenomenologia – Martin Heidegger, Maurice Merleau-Ponty e Jean-Paul Sartre – e, a partir de então, explicitar as características do Método Fenomenológico de Pesquisa em Psicologia. Considerando tal proposta, são apresentadas aqui pesquisas realizadas com amazônidas, com temas contemporâneos, plenos de significados e de ressignificações. Quem somos nós? Como pensamos? Estamos incrustrados na maior floresta do planeta, sendo o resultado da heterogeneidade de mais de cem etnias distribuídas e, portanto, como o Rio Amazonas, jovem e em completo processo de reconstrução de suas margens (considerando que a cada cheia a orla se modifica), em contínua modificação, como nossa cultura. Ou seriam culturas amazônidas?